Por: Super Gospel
Na última quarta feira, dia 18 de setembro, nossa equipe esteve presente no evento “Música & Essência”, realizado pelo Spotify na Casa das Caldeiras, que é uma belíssimo espaço localizada no bairro da Água Branca, na zona oeste da cidade de São Paulo, considerada um dos muitos patrimônios históricos tombados da cidade.
Ao lado de nossos amigos da mídia gospel, a confraternização reuniu mais de 300 convidados e contou com a participação de representantes das principais gravadoras do meio, além cantores de todas as gerações, desde Adhemar de Campos, Cassiane, Ana Paula Valadão, Eyshila e Fernandinho, passando por Leonardo Gonçalves, DJ PV, Ao Cubo e Daniela Araújo até Isadora Pompeo, Amanda Rodrigues, Rebeca Carvalho, Julia Vitória e Lady Murilho.
Lançado oficialmente na Suécia em 2008, hoje o Spotify está disponível em mais de 65 países e é o streaming dominante do mercado quando o assunto é música. Segundo dados oficiais, o acervo soma mais de 35 milhões de músicas, organizadas das mais variadas formas, em mais de 2 bilhões de playlists.
O EVENTO
O evento, baseado em pesquisas realizadas pela empresa que mostram que o consumo de música gospel no Brasil tem crescido em média 44% por ano desde 2015, teve como principal objetivo oficializar o projeto voltado para a música cristã, intitulado #GospelNoSpotify.
Na grade da programação, que começou pontualmente as 16:30, tivemos a abertura com Roberta Pate, diretora de Relacionamento entre Artistas e Gravadoras do Spotify na América Latina, apresentando uma série de informações sobre o serviço de streaming aos convidados presentes. Entre as novidades apresentadas por Roberta destacamos o “Single Spotify” e a meta de expandir suas ações para as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul a partir do ano que vem.
Logo em seguida foi a vez de Javier Piñol, diretor do Spotify Studios na América Latina, que falou sobre o consumo de podcasts no Brasil e no mundo, trazendo dados e informações desse mercado que cresce a cada dia. Entre as novidades apresentadas por Javier, destacamos a meta de consolidar a cultura de podcasts no seguimento cristão.
Fechando a programação, Éliton Nascimento, que desde julho passou a integrar o time de Artists & Labels do app no Brasil deu start no projeto AULA SPOTIFY, pautado em ajudar os artistas e managers presentes no melhor uso do “Spotify for Artists”, que é uma ferramenta que permite, entre outras funcionalidades, que o artista gerencie seu perfil dentro da plataforma e também veja quem está ouvindo suas músicas on line.
Éliton, que é evangélico, possui uma vasta experiência de mais de 15 anos como artista cristão e 7 anos como profissional de marketing artístico, tanto no segmento gospel, quanto no secular. Sua função mais recente foi a de account label manager na MK Music. Para finalizar o evento ele dirigiu um painel com a presença de Cristina Xisto (MK Music), Maurício Soares (Sony Music), Nelson Tristão (Onimusic), Renata Cenízio (Universal Music) e Renan Eloi (OneRPM). (NE: Sentimos falta da Musile no painel)
O Spotify também divulgou duas listas, uma de artistas mais ouvidos e outra de músicas mais ouvidas:
Os dez artistas gospel mais ouvidos no Spotify no Brasil
1. Fernandinho
2. Aline Barros
3. Diante do Trono
4. Bruna Karla
5. Fernanda Brum
6. Cassiane
7. Paulo Cesar Baruk
8. Gerson Rufino
9. Gabriela Rocha
10. Davi Sacer
As dez músicas gospel mais ouvidas no Spotify no Brasil
- A Casa é Sua – Casa Worship
- Lugar Secreto – Gabriela Rocha
- Ousado Amor – Isaias Saad
- Não Pare – Midian Lima
- Aquieta Minh’alma – Ministério Zoe
- Ninguém Explica Deus – Ao Vivo – Gabriela Rocha, Preto no Branco
- Raridade – Anderson Freire
- Enche-me – Ao Vivo – Gabriela Rocha, Isaias Saad
- Ele Vem – Gabriel Guedes de Almeida, Gabriela Rocha
- Quero Conhecer Jesus – Alessandro Vilas Boas
No final, todos os presentes puderam desfrutar de um Happy Hour, colocar o papo em dia e dar início a contagem regressiva para um novo encontro, no período de 17 a 20 de outubro, na Expo Critã 2019.
Imagens: Assessoria Spotify