“GENERAL DE GUERRA, SENHOR DOS EXÉRCITOS, DEUS FORTE”, são alguns dos nomes do nosso Deus. E um grande exército foi convocado para fazer parte das milícias desse General. E uma das principais ARMAS ESPIRITUAIS desse exército é a adoração. E è exatamente isso o que cantor e pastor JOTA RAMALHO está propondo com a canção GENERAL: fazer queimar no coração desse exército o desejo de se alistar para esse grande coral de soldados celestiais. Lançada no início de Outubro desse ano (2024), a canção chama a atenção pela modernidade do som e da ousadia no estilo.
Embora o último álbum tenha sido um álbum intimista de MPB, gravado ao vivo na IEQ PAMPULHA em Belo Horizonte, essa nova canção não vai seguir o mesmo estilo. Fugindo um pouco do estilo das canções padronizadas das igrejas, JOTA apostou numa batida R&B, moderna e jovial. As evoluções vocais e os acordes cheios de dissonâncias inspiradas em jazz, blues e soul music trazem um ar atual e cosmopolitano a canção.
Sem temer o segmento worship e pentecostal que predominam nas igrejas, JOTA disse a nossa produção que existe, sim, espaço e mercado musical para todos os nichos artísticos e musicais. Disse, também, que se privar de fazer algo que está em nossos corações e de certa forma expressa nossa verdade artística é o mesmo que se vender a uma mentira.
Mas a antiga visão de escrever apenas canções bíblicas e cristocêntricas será mantida. Até porque não é só uma proposta, é um voto que JOTA fez ao Senhor Jesus a alguns anos atrás de nunca mais gerar outras canções que não fossem para a propagação do Evangelho dEle.
Seguindo a ideia de modernidade, o video da canção foi totalmente produzido por I.A. (Inteligência Artificial) e não com gravação da execução da música como no ultimo álbum. JOTA apostou na modernidade como um todo. O tema I.A. é uma constante entre os entendedores de tecnologia de ponta. Fora que diminuir o uso da própria imagem e apostar no contexto da letra da canção, consegue se desviar o foco do artista e o estabelece para Cristo, que é o real objetivo. Claro, que o custo benefício, também, pesou na decisão de um clipe animado vitualmente. Um vídeo com cenário, banda, figurino, iluminação e edição tem o custo muito mais alto que um vídeo gerado por I.A.
A produção musical foi assinada pelo multi instrumentista ALEXANDRE FELIPPE de São Paulo, que captou a proposta de JOTA e além de produzir, executou todos instrumentos. Um gênio. E a finalização de áudio, a mix e a master, ficou por conta do maestro paraense RODRIGO SANTOS.
Clique para ouvir: https://onerpm.link/general
A canção GENERAL não sairá por nenhuma gravadora ou algum selo musical. É totalmente independente. Enquanto isso a ONErpm segue apenas auxiliando na distribuição das canções do cantor e pastor. E é claro que ele conta com a propagação e o compartilhar do seu trabalho pelas pessoas que o cercam: família, amigos, intercessores e sua igreja.
Enquanto as agendas e ministrações continuam pelo Brasil, JOTA segue divulgando seu trabalho e disponível para igrejas e eventos. O contato para convites é feito pelo whatsapp: (31)97209-3465.
Fonte: assessoria
Imagem: divulgação