O casal de pastores Marquinhos Menezes e Lilian Azevedo foi o convidado de mais um episódio da terceira temporada do podcast PodCrê. Casados há 21 anos, eles compartilharam experiências sobre fé e casamento. Pais de Sophia, eles falaram abertamente sobre a crise que enfrentaram no relacionamento em 2013, quando Marquinhos cometeu adultério, o que resultou no divórcio do casal por um ano.
– Nós nos separamos após dez anos de casados; nos divorciamos, ficamos um ano e sete meses separados e depois Deus restaurou nosso casamento. Foi um momento muito difícil. Teve adultério da minha parte, eu me apaixonei por outra pessoa, virou a vida de cabeça para baixo. A paixão é burra e louca – conta Marquinhos.
Ao lado do marido, que é pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) de Niterói, Lilian Azevedo afirma que muitos acham que não é possível ter o casamento restaurado. Entretanto, ela enfatiza que não há uma receita de bolo para o sucesso de um relacionamento.
– A gente tem que entender que não é só um casal que se separa. É uma ruptura, é uma família, tem filhos na história. Na época, eu viajava com a Eyshila e com a Cassiane e elas me ajudaram e foi fundamental eu estar agarrada no Senhor, mais do que nunca, para eu não me perder – declara Lilian.
Ainda durante o podcast, Marquinhos Menezes disse que o período do divórcio serviu para que ele pudesse rever a rota de sua vida.
– Quando eu fui propor a Lílian para que nós retornássemos, no nosso casamento, eu tinha certeza que eu ia me casar com a Lílian ou ia me casar com outra pessoa, porque eu estava
pronto para fazer uma família feliz. Fui falar com ela, porque ela é o amor da minha vida, mas, se a Lílian tivesse dito não, eu ia seguir a minha vida. As pessoas, às vezes, se preparam um para o outro, mas quem se prepara só para o outro, não se prepara para si – explica o pastor.
Sobre a restauração do casamento, Lilian Azevedo recorda que os dois tiveram uma convivência amigável até que ela foi surpreendida por um pedido do marido para casarem novamente. Ela afirma que precisou romper com seu orgulho para viver a vontade de Deus e não se arrepende da decisão.
– Eu tinha feito um acordo comigo mesma e era uma coisa que eu não queria mexer. Era uma ferida que ainda doía e falei com o Senhor: “O Senhor sabe que eu quero recomeçar. Se for o Marquinhos, então eu libero meu coração para o Senhor trabalhar”. Deus foi lá, tirou aquele coração cheio de pereba, colocou um coração novo e me vi pensando no Marquinhos, olhando para o telefone e esperando uma mensagem dele. Eu me peguei sentindo saudade dele porque, apesar das dores que a gente teve, nós tivemos muitos momentos felizes no nosso casamento. Foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida e eu não sei como seria a minha vida sem ele. Mas eu não quero saber, porque estou amando o que estou vivendo – declara a pastora.
O casal recordou, durante a participação no PodCrê, que o pastor Silas Malafaia, líder sênior da ADVEC, foi um grande responsável pela restauração do casamento. Marquinhos lembrou de um fato ocorrido durante uma reunião que teve com o religioso.
– Quando eu subi para a sala do pastor Silas, ele saiu da cadeira que estava, sentou ao meu lado, botou a mão na minha cabeça e orou por mim. Ele me deu uma palavra de encorajamento e de carinho tão grande que eu saí de lá fragmentado. Eu esperava que ele fosse me dar juízo, mas na verdade ele orou comigo. Uma coisa que me marcou é que os olhos do pastor Silas estavam muito tristes e hoje, quando o pastor Silas olha para mim, eu vejo que ele é feliz e realizado por ter conseguido salvar uma família, um casamento e um ministério – testemunha Marquinhos.
Convidado para ministrar para casais em várias partes do Brasil, Marquinhos Menezes disse que as pessoas sempre se surpreendiam quando ele falava da restauração do seu casamento. E foi a partir daí que ele se sentiu desafiado a contar todo esse processo em um livro.
– Os céus queriam que a gente contasse essa história. Eu sou escritor e digo no começo do livro que eu escrevo, mas a Lilian foi aprovando cada detalhe e a gente decidiu não esconder nada. Inclusive, tem uma curva de metodologia no livro que começa com casamento até os dias de hoje e acredito que vai abençoar muita gente – afirma.
O livro conta com prefácio do pastor Claudio Duarte e será lançado na Expo Cristã, que acontece em setembro no Rio de Janeiro.
– Esse é o livro mais visceral que foi escrito sobre família e que vai chegar no mercado. Eu atuo há muitos anos na área de família e aprendi uma coisa com um sábio homem de Deus que diz que quem se envergonha das suas cicatrizes não cresceu. A cicatriz pode mostrar o momento da queda, mas só quem está de pé para contar uma história que pode valorizar essa cicatriz ou desprezá-la – reforça o pastor.
Produzido pelo Pleno.News, o PodCrê está em sua terceira temporada falando sobre fé e vida espiritual e já conta com mais de 100 mil inscritos em seu canal no YouTube. O podcast também está disponível no Spotify, na Deezer, no Apple Podcasts e na Amazon Music.
Fonte: assessoria
Imagem: divulgação