Passado 10 meses depois do lançamento do documentário CHORO DE UMA CRIANÇA – onde ele fala sobre os abusos que sofreu na infância – Wellington Barró liga a câmera mais uma vez e volta com esse assunto que é de extrema importância para a sociedade.
Intitulado “Depois de Tudo”, Barró responde algumas questões que ficaram em aberto e também a alguns questionamentos que surgiram com o lançamento do documentário. Por isso, ele decidiu que seria a hora certa de gravar esse vídeo – uma vez que o dia do lançamento será em 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.
Mais uma vez, Wellington Barró bateu um papo com a UAU Gospel, onde falou sobre o lançamento de “Depois de Tudo”. Confira!
UAU Gospel: Você lançou o documentário “Choro de uma criança”. Como foi o feedback das pessoas que assistiram?
Wellington Barró: Foi algo surreal eu achei que ninguém fosse assistir, mas para mim se tivesse 10 visualizações e três pessoas ajudada com esse vídeo, eu ficaria feliz da mesma forma. Mas ele foi melhor do que eu pensava! Recebo mensagens de pessoas que assistiram e que passaram por isso e nunca contou, mas hoje conseguiu se abrir e sentir o alívio de falar pra alguém e acabar com esse segredo que acaba fazendo mal, precisa ser falado não pode ficar quieto porque isso gera uma série de coisas. Então eu fico feliz que as pessoas tem encontrado ajuda através do documentário, que na verdade a intenção do vídeo é essa, também trazer uma alerta aos pais.
O “Depois de tudo” seria a continuação do Choro de uma criança? Qual foi a motivação pra seguir com o projeto?
Bom, nesse ano queremos lançar o Choro de uma Criança 2 com novas histórias, mas o Depois de tudo é um complemento do Choro de Uma Criança que foi lançando em 2019, no ano passado. E eu quis fazer agora o Depois de tudo meio que respondendo algumas perguntas que as pessoas me fazem, tipo: “mas e depois que você foi abusado, como você fica quando vê a pessoa que te fez isso e tal…” E foi aonde quis fazer esse vídeo e também por ser o dia da Conscientização contra o abuso sexual infantil, mas a intenção desse vídeo agora é também ajudar mais pessoas, e quem na assistiu o outro vídeo pode ver esse agora, que é um resumo e um complemento do vídeo anterior.
Ficou algum trauma ou algum medo? Se sim, como você está lidando com isso?
Olha fica sim, eu tenho sonhos com a pessoa que abusou de mim como se ele tivesse fazendo isso agora depois que estou adulto e, isso é algo muito estranho Às vezes levanto quando tenho esses sonhos ruins e oro, depois volto a dormir. O medo eu fui superando, não digo medo, mas eu não gostava de ficar muito perto de homens, tipo dar um abraço, sabe, eu não era muito disso, hoje estou tranquilo.
Como é expor algo tão particular? Como está sendo o relacionamento com as a familiares e amigos?
Olha, eu nunca tive problema em expor nada em relação a mim, depois que tudo aconteceu eu pensei nas outras que passaram por isso e nunca disseram, então pensei que se eu fosse o primeiro a falar os outros falariam também e assim um ajuda o outro. E os amigos e família sempre me ajudando de alguma forma, super de boa a relação.
Você abraçou a causa do abuso infantil, principalmente com seu testemunho. Como está vendo esse assunto una comunidade? As crianças e os pais estão conversando sobre isso em casa ou falta diálogo?
Os pais tem falado muito com as crianças, porque o abuso pode ser evitado a partir do momento que a criança se sentir ameaçada. Tipo, um cara vem e põe a mão na perna da menina, e aí a menina chega e fala: – mãe ele colocou a mão em mim!, e daí em diante já começa a ficar em alerta né? E também os pais falando com as crianças que eles tem que contar para o papai e para a mamãe sempre que alguém quer quer colocar a mão, ou falando para a criança que ninguém deve tocar nela, isso já ajuda demais e evita muita coisa. E hoje o povo tem se atentado mais a esse assunto, ainda é difícil e a luta é grande, mas o povo tem pensando bem sobre isso, porque é algo que infelizmente acontece todos os dias e que ninguém fala.
O que as pessoas podem esperar do “Depois de tudo”?
As pessoas podem esperar um incentivo maior! Quero dizer em relação a luta contra o abuso sexual infantil, ver que o que eu estou falando faz total sentido em relação ao comportamento das pessoas. Às vezes o cara do seu lado está sorrindo e você não sabe que ele tá sofrendo, por ver ele sorrindo, e aí ele não tem essa oportunidade de falar o que acontece e com esse vídeo a pessoa vai começar a ver os que estão ao seu redor com outros olhos e ajudar a superar qualquer tipo de trauma da melhor maneira possível.
SERVIÇO
“Depois de Tudo”, por Wellington Barró
Nesta segunda, 18 de maio às 20h
No canal do Barró no Youtube.
Se inscreva no canal CLICANDO AQUI.
Imagem: Divulgação