O parque ficaria em Williamstown, estado do Kentucky (EUA), que concedeu uma “aprovação prévia” para o projeto, a partir de sua secretaria do turismo. A arca de tamanho real ganharia o incentivo através da restituição de imposto de vendas, retido 3 anos depois que o parque fosse aberto ao público. “Um estudo será realizado para determinar se o pedido preenche todos os critérios exigidos pela lei”, disse Gil Lawson, porta-voz local do setor de turismo.
Logo depois que o projeto “Encontro Arca” for estudado, será apresentado às autoridades cabíveis e ainda passará por uma audiência pública, segundo Lawson. O porta-voz também explica que não é necessária uma aprovação legislativa para a ideia, por se tratar de um incentivo voltado ao turismo. O projeto foi concebido pelo Answers in Genesis (AIG ou “Respostas em Gênesis”, em inglês), grupo criacionista e apologético cristão que supervisiona o Museu da Criação em Petersburg, também no Kentucky.
Embora tenha conseguido a aprovação preliminar do projeto agora, o AIG já batalha contra controvérsias há algum tempo para levar a ideia adiante. Ken Ham, chefe do Museu da Criação conta que questões butocráticas decorrentes de contratos de construção geraram atrasos desde 2011. “Leva muito tempo para obter algumas licenças e estamos realmente esperando em alguma das autorizações formais”, relata Ham.
O CEO do museu também consta que “todo o equipamento pesado” será conduzido ao local do futuro parque nesta semana, para dar os primeiros passos, que a aprovação preliminar permite efetuar. Para completar, Ham indica que espera “todos os tipos de acusações de secularistas” contra a arca, para recuarem com o projeto. Uma das críticas veio pelo blog do grupo secularista Americans United, onde o ativista Rob Boston diz que a arca é “claramente destinada a promover a visão fundamentalista da Bíblia, visto que está nítido o contraste com a ciência moderna”.
Fonte: http://portugues.christianpost.com/
Foto: Divulgação