O fim da tarde desta quarta-feira (18), a Assembleia Legislativa concedeu a Medalha do Mérito Farroupilha ao cantor e compositor cristão Asaph Borba por proposição do deputado Tiago Simon (PMDB). A solenidade ocorre no salão Júlio de Castilhos.
O proponente da homenagem lembrou que o Parlamento gaúcho é o lugar que não somente representa o povo do RS, mas que confere estabilidade institucional e democrática ao estado. “Este Parlamento tem imensas responsabilidades, mas, nessa noite, tem apenas uma, que é a de conferir sua honraria máxima a quem marcou a história do Rio Grande do Sul”, afirmou. Tiago Simon citou a trajetória de vida e de ministério do cantor, mas destacou que a homenagem se dá por ele proclamar a palavra de Jesus a todas as nações.
Asaph Borba agradeceu a homenagem, apesar de afirmar não ser merecedor da mesma. “Não me sinto merecedor porque eu simplesmente fui fiel ao que Deus tem me delegado a cada dia”, explicou. Em seu discurso, também citou os cinco compromissos que marcam sua vida: a aliança com seu Deus, o compromisso com a Igreja, com os pastores, com a família e com seu chamado.
Durante a solenidade, além da medalha, o cantor recebeu uma bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil e um placa em homenagem aos seus 40 anos de ministério do deputado federal João Derly (Rede/RS).
Trajetória
Natural de Minas Gerais, Asaph Borba vive desde a adolescência no Rio Grande do Sul. É cantor, compositor e escritor, tendo começado sua carreira na música cristã em 1974. Quatro anos depois, gravou seu primeiro LP. Em 40 anos de carreira, gravou 79 discos, e três DVDs. Tem cerca de 700 composições registradas e distribuídas em nove idiomas.
Também é jornalista e desenvolve o projeto “Pontes de Amor”, em que leva a mensagem de Cristo a zonas de conflito e também ao Oriente Médio, contribuindo também para a promoção da paz.
Presenças
Além da amigos e familiares do homenageado, estiveram presentes o deputado Elton Weber (PSB); o diretor de Cultura da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Leoveral Soares; o ex-governador e ex-senador Pedro Simon; pastores representantes de ministérios das cidades de Alvorada, Bagé, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Estância Velha, Eldorado do Sul, Gramado, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santiago, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Teutônia e Viamão.