Inegavelmente, o evangelista norte-americano Billy Graham é um dos mais influentes pregadores da era moderna. Esse legado vai às telonas, porque o neto dele, Will Graham, interpretou o patriarca num longa metragem que será lançado em breve – a releitura de Invencível.
O jovem Will Graham é pregador, e muito embora a familiaridade dele com a linha de trabalho do avô seja grande, isso não diminuiu completamente a ansiedade que o rapaz sentiu ao retratar o membro mais famoso de sua família. “Sou um pregador, não um ator. No filme, faço somente o que vivo, todavia orei muito para que Deus me concedesse a habilidade para interpretar. Isso foi, definitivamente, fora da minha zona de conforto, e significou que tive de confiar mais e mais em Deus”, desabafou.
A extraordinária vida de Louis Zamperini
O filme Invencível é baseado na vida do ítalo-americano Louis Zamperini, que lutou na Segunda Guerra Mundial e sobreviveu à queda de um avião no Oceano Pacífico. Depois de 47 dias à deriva no mar, ele foi capturado e ficou sofrendo numa prisão japonesa até retornar para casa.
O filme original, que retrata esse período da vida de Louis, foi lançado em 2014 e teve a direção de Angelina Jolie, a qual foi criticada por não abordar abertamente a trajetória de Zamperini até a conversão ao cristianismo. O novo filme, estrelado por Will, começa na lacuna deixada pelo primeiro, e entra detalhadamente nessa jornada de fé do herói de guerra.
Ao retornar aos Estados Unidos, Zamperini enfrentou sintomas do que a sociedade agora entende ser transtorno por estresse pós-traumático. Sob essa condição, ele foi para o alcoolismo e teve um impacto negativo no casamento dele. A esposa de Zamperini, com muito esforço, o convenceu a participar de uma cruzada liderada por Billy Graham em Los Angeles em 1949.
Will Graham explica que na primeira vez em que Zamperini participou de uma cruzada do avô, ele “odiava tudo que ouviu e saiu rapidamente do recinto”. No entanto, o ex-combatente lembrou-se de uma promessa que fez a Deus enquanto era transportado por japoneses no pacífico imediatamente após a queda do avião durante a guerra.
Zamperini havia dito a Deus que se Ele o salvasse, iria servi-lo para sempre. Cobrado pelos pensamentos, o militar sentiu-se intimado a voltar para participar da Cruzada Billy Graham outra vez.
De acordo com Will Graham, foi nesta segunda vez que algo sobrenatural aconteceu: “Quando ele se levantou para sair, sentiu como se não pudesse se levantar. Então, entregou a vida a Cristo. Os pesadelos pararam, ele começou a ler o exemplar da Bíblia que ganhara no exército, e deixou de beber”, conta.
A campanha de Los Angeles em 1949
A cruzada de que Zamperini participou começou em 25 de setembro de 1949 e durou algumas semanas. Will Graham explica os eventos incríveis que aconteceram e colaboraram para manter a cruzada ativa. “A campanha tornou-se mais longa após a considerada ‘impossível’ conversão de Stuart Hamblen, um personagem popular do rádio de Los Angeles, o qual era alcóolatra. A cruzada se manteve sendo prolongada quando pessoas como Jim Vaus Jr., o capataz do mafioso Mickey Cohen, também experimentou a conversão a Cristo. O evento durou oito semanas até o sábado, 20 de novembro. Inclusive, não parou nem por ocasião do trigésimo primeiro aniversário do meu avô, em 7 de novembro de 1949”, relata Will.
Foi bom a cruzada ter sido estendida, não somente pelos famosos que se converteram a Cristo, mas também para Zamperini, que não participaria por tanto tempo dela se o evento tivesse terminado quando marcado.
Preparando-se para interpretar
Will Graham foi instruído a não tentar imitar o avô no filme, mas, em vez disso, pregar naturalmente como ele faz. “Eu não sei como ele pregava, nem a maneira como fazia”, disse Will.
“Ele nunca respirou fundo! Seu discurso tomava conta do lugar, embora ele não fosse um pregador expositivo”, emendou.
Embora a tarefa de Will não fosse exatamente imitar o avô, ele preparou-se para atuar por meio da leitura do livro de Laura Hillenbrand, Invencível, no qual o filme estava baseado. Também ouviu gravações do avô pregando. O sermão solicitado a Will para retratar foi “Por que Deus permite o comunismo?”, o qual aborda questões que os norte-americanos estavam considerando em 1949, quando a Guerra Fria eclodiu.
Will Graham atua como vice presidente da Associação Evangelística Billy Graham e como diretor-executivo do centro de treinamento Billy Graham em Asheville, na Carolina do Norte. Will é filho de Jane e Franklin Graham, e é conhecido por liderar sua própria marca de cruzadas conhecidas como “Celebrações”.
A nova versão inédita de Invencível tem a produção da Pure Flix, uma empresa cinematográfica cristã. As gravações já foram finalizadas e o lançamento do filme é esperado para o outono americano deste ano (segundo semestre).
Fonte: CPAD News